Vitamina C para iniciantes

Vitamina C para iniciantes

9 09America/Sao_Paulo maio 09America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

A vitamina C é uma ótima aliada para retardar os efeitos do envelhecimento, além de ajudar a hidratar e clarear a pele; entretanto, quem está iniciando deve tomar cuidado com as altas concentrações.

Olá, bonequinhas!

Vitamina c iniciantes

Hoje eu vim contar um pouco sobre alguns skincare com vitamina C que tenho testado e são ideais para quem quer entrar no mundo da vitamina C, especialmente para a quem ainda tem a pele jovem, oleosa e está nos primeiros  cuidados.

Sabemos que quanto maior a concentração de vitamina C tem um produto, mais potente ele será; entretanto, a vitamina C muito concentrada pode trazer alguns afeitos adversos, como vermelhidão e espinhas, especialmente em quem ainda não possui experiência com o assunto. Muitas pessoas também já partem para concentrações mais altas sem necessariamente precisar, aumentando o risco de reações desnecessariamente, pois não possuem ainda uma pele com manchas e envelhecida. Já contei aqui sobre o Complexo Vitamina C da Payot, que possui uma baixa concentração de Tetraisopalmitato de Ascorbila (um derivado da vitamina C), que em uma concentração de apenas 2% foi capaz de dar uma boa clareada na pele da minha madrinha (ela possui a pele clara de europeia e olhos azuis, que estava castigada pelo sol,com algumas manchas). Fiquei tão admirada com o resultado que acabei comprando uma para mim também, mas como não estava com nenhuma mancha visível no rosto na época, consegui perceber a extrema maciez e o viço, aspecto de saudável que o produto me proporcionou. Também já estava acostumada a usar maiores concentrações antes do Complexo da Payot.

Payot vitamina C em embalagem de 30ml

Payot vitamina C em embalagem de 30ml

Ela também possui Esqualano, que imita os óleos naturais da pele, garantindo emoliência, além de ser um antioxidante natural. O seu uso regular acaba proporcionando uma pele mais firme. A presença de silicones na fórmula garante um deslize perfeito para fazer uma massagem facial que vem indicada na embalagem e ajuda na melhor absorção do produto. Muita gente confunde esse consistência de silicone com óleo (eu mesma levei um grande susto na primeira vez que usei), mas logo que é absorvido sentimos a pele macia e com maciez incrível e um viço de dar inveja.

Ivy C Mantcorp em embalagem de 30g

Ivy C Mantcorp em embalagem de 30g

Outro sérum com vitamina C que é maravilhoso para quem está iniciando neste universo é o Icy C, que também possui ácido hialurônico e retinol em sua fórmula. A vitamina C que é antioxidante e estimula o colágeno, vem unida ao retinol, que é um poderoso ativo derivado da vitamina A e aumenta a renovação da pele, deixando-a mais fina, lisa e uniforme. Já o ácido hialurônico é um excelente hidratante, que tem a capacidade de reter até 1000 vezes o seu peso em água. A concentração de vitamina C desta fórmula é desconhecida. O sérum seca super rápido deixando apele bem sequinha e cheirosa (cheirinho cítrico de laranja). Como resultado vemos uma pele com viço, mas sem óleo, mais hidratada e que vai clareando gradualmente.

Cicatricure sérum clareador em embalagem de 30ml

Cicatricure sérum clareador em embalagem de 30ml

Minha última indicação de hoje para iniciantes na Vitamina C é o Sérum Clareador Cicatricure com vitamina C. Este sérum também possui o Tetraisolpalmitato de Acorbila (derivado da vitamina C, que é mais estável), além do ácido hialurônico que é excelente hidratante e o ácido gálico, que ajuda a combater as manchas e é capaz de agir sobre enzimas colagenase e tirosenase (que degradam o colágeno).; além de glicerina, que possui ação hidratante, emoliente, umectante e lubrificante; e óleo de mamona,que é fonte de ácido ricinoléico, além de vários outros ácido graxos. Ele possui ação antimicrobiana e anti-inflamatória, que ajuda a reduzir acne. Por ser rico em ácido graxos, melhora a maciez e suavidade da pele. Esses ácido graxos também colaboram para o crescimento de tecidos saudáveis, ajudando a restaurar tons de pele irregulares. Os triglicerídeos presentes no óleo ajudam a manter a umidade da pele, tornando-o também indicado para peles secas. Ele também possui propriedades umectantes, que retiram a umidade do ar e levam-a para a pele, além de ajudar na remoção de sujeira. O sérum clareador Cicatricure é um pouco mais leitoso, mas seca super rápido. Possui um cheirinho cítrico de laranja, idêntico ao do Ivy C, super gostoso e deixa a pele sequinha e com viço na hora.

Obs.: Muitas pessoas desenvolvem alergia ao óleo de mamona (rícino), por isso é importante saber se é o seu caso antes de usá-lo indiscriminadamente na pele.

*Depois do período de uso do frasco devemos mudar de produto, pois a pele pode acostumar-se com alguns ativos. Caso ache necessário, após este período com concentrações baixas de vitamina C, sua pele já estará mais preparada para concentrações maiores.

**produtos com vitamina C e seus derivados devem ficar sempre bem protegidos da exposição da luz e com embalagens sempre bem fechadas.

*** A melhor idade para iniciar tratamentos preventivos contras as rugas é entre 23 e 25 anos, quando a elasticidade da pele começa a decair.

**** Qualquer tratamento deve ser acompanhando de boa alimentação, ingestão de água e preferencialmente de prática regular de atividades físicas para que não tenha a sua eficácia comprometida: boas fontes de proteínas, vitaminas e minerais, são fundamentais para a manutenção do colágeno; além de evitar o excesso de exposição solar.