Umectação reversa para cabelos porosos e opacos

Umectação reversa para cabelos porosos e opacos

2 02America/Sao_Paulo julho 02America/Sao_Paulo 2021 0 Por Candice Lima

A umectação reversa é uma forma de potencializar a umectação tradicional deixando os fios mais nutridos e hidratados.

Olá, bonequinhas!

Naqueles dias que os cabelos estão muito ressecados e sem brilho, a umectação reversa pode ser uma excelente opção para resolver o problema. Neste processo, a máscara hidratante e o óleo se unem para trazer maiores benefícios aos fios: a máscara entregará água e nutrientes básicos, enquanto o óleo trará nutrição e ajudará a selar a hidratação.

Para começar, é necessário fazer uma limpeza mais profunda dos fios, utilizando um shampoo anti-resíduos ou detox; ele irá tirar todas as impurezas acumuladas que poderiam atrapalhar o tratamento. O shampoo deve ser preferencialmente aplicado no couro cabeludo e o comprimento e pontas só devem receber um pouco da espuma, afinal, o cabelo já está sensibilizado. Antes de começar, use uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão velha (ou fronha) para tirar o excesso de água sem agredir o cabelo.

O cabelo deve estar limpo e úmido para que a umectação reversa funcione, pois, diferentemente dos óleos (que penetram sem as cutículas abertas), a máscara de tratamento necessita de uma ajudinha para penetrar melhor.

Na umectação reversa você usará máscara hidratante e óleo

Na umectação reversa você usará máscara hidratante e óleo

Você irá dividir o cabelo em mechas e deve ir aplicando a máscara de hidratação enquanto enluva os fios. Após terminar, você deve pegar o seu óleo preferido para umectação e deverá repetir o processo, aplicando por cima da máscara e enluvando bem cada mecha (pode dar preferência para as áreas mais danificadas se sentir necessidade). Essa mistura deve ficar pelo menos 30 minutos no cabelo para penetrar bem e depois deve ser bem enxaguada, sem necessidade de shampoo ou técnica UCPE. Você pode finalizar com um condicionador ou então com algum finalizador de sua preferência. O resultado será um cabelo soltinho, alinhado, sem frizz, muito macio e com brilho. Você pode adotar a umectação reversa uma vez por semana caso o seu cabelo esteja muito poroso, ou de 15 em 15 dias caso ele não esteja precisando de tanto tratamento assim.