Pré poo atrapalha o tratamento?

Pré poo atrapalha o tratamento?

1 01America/Sao_Paulo fevereiro 01America/Sao_Paulo 2021 0 Por Candice Lima

O pré poo é a melhor forma de proteger os fios da agressão do shampoo, mas será que ele prejudica o tratamento que virá depois?

Olá, bonequinhas!

Hoje eu vim tirar as dúvidas de quem ainda está indeciso se fazer pré poo realmente vale apena ou não. Mas para entender melhor o assunto, antes devemos entender melhor como funciona o processo de limpeza dos fios.

Os shampoos possuem tensoativos com capacidade detergente suave e de fácil remoção do cabelo. Eles funcionam ligando-se às partículas de gordura e de água, pois possuem uma parte polar e apolar. Durante o processo de limpeza, a partícula de gordura é completamente circundada por moléculas de tensoativos, que formam uma esfera chamada micela. A partícula de gordura é dispersa em água dentro da micela (emulsificada), até que mais água a remova. Quando o cabelo é enxaguado, o óleo emulsificado e a sujeira que estão grudados na água sãolevados embora com ela.

pré poo para que serve

Para que serve o pré poo?

As nossas pontas  geralmente costumam ser mais secas e ressecadas, tanto por não receberem o  sebo que vem das glândulas sebáceas no nosso couro cabeludo, pois é um longo caminho dependendo do tamanho dos fios e da curvatura; quanto por ser a parte mais antiga dos nossos fios, onde os danos estão mais acumulados. Muitas vezes nossas pontas (e até comprimento) necessita de uma proteção, no caso, uma gordurinha para ser emulsificada para que não haja maior ressecamento nessa parte. Com o uso da técnica do pré poo a longo prazo, as pontas ficarão mais grossas e menos danificadas.

Pré poo atrapalha a limpeza?

pré poo para que serve

A resposta para essa pergunta é não. O cabelo já terá absorvido parte do tratamento pré poo (creme ou óleo) e o que ficar na parte externa dos fios será utilizado como proteção e solubilizado na espuma junto com qualquer sujeira que esteja lá.

Pré poo atrapalha o tratamento?

Quem faz tratamento constantemente tem essa dúvida, se o pré poo é capaz de interferir no tratamento seguinte e a resposta é sim, pode interferir. Como citei acima, o cabelo terá absorvido muitas vezes o que foi utilizado no pré poo como se fosse de fato um tratamento, então, o cabelo pode já ficar preenchido com determinados ativos impedindo que os próximos demonstrem a sua total eficácia. É só pensarmos na umectação: a gente faz com o propósito de sentir os benefícios do(s) óleo(s)nos fios após a lavagem (ninguém vai sair por aí como cabelo ensebado). Lavaremos com shampoo e sentiremos após a lavagem os benefícios do que penetrou nos fios. A lógica é a mesma. Fazendo pré poo com máscara ou óleo e mesmo sem molhar os fios, o tratamento irá penetrar, ainda mais com as indicações que vemos por aí de deixar-se o pré poo nos fios por bastante tempo. Quanto mais tempo ficar nos fios, mais irá penetrar. Outro problema é que costumamos usar justamente produtos que não gostamos como máscara ou óleo no pré poo (para não desperdiçar) e se eles tiverem ingredientes que penetram muito ou que duram várias lavagens, fatalmente a presença desses  produtos será notada.

pré poo o que é

Se você usar uma máscara reconstrutora que não gosta como pré poo e depois resolver fazer uma reconstrução como  tratamento, o seu cabelo pode simplesmente ficar com o resultado da máscara do pré poo que já penetrou e não dar espaço para a nova, ou pode ainda sobrecarregar adquirindo um aspecto mais rígido. O mesmo vale para a nutrição. Se você usar óleos ou máscaras bem nutritivas no pró poo,já verá algum resultado disso após lavar com o shampoo. Se fizer um tratamento depois, unirá o resultado do “tratamento” do pré poo com o tratamento feito depois. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da combinação que decidir fazer no dia.

Soluções para o pré poo

Algumas soluções que encontrei:

  • Não deixar o pré poo atuando muito tempo nos fios. Se quero somente a proteção e não o tratamento, coloca a máscara ou óleo nos fios e logo vou para o banho aplicar o shampoo. A gordura da máscara cumprirá o papel de preencher as micelas protegendo os fios do ressecamento.
  • Molhar o cabelo, aplicar condicionador e só depois aplicar o shampoo. Na mesma lógica da sugestão acima, não haverá tratamento no pré poo, somente a proteção.
  • Saber combinar o pré poo com o tratamento. Geralmente quando faço umectação, opto por uma máscara pouco nutritiva ou sem nutrição depois, para não ter risco nem de sobrecarregar, nem de os ativos não penetrarem totalmente.

**O pré poo muitas vezes também é chamado de pré-shampoo. Entretanto, o termo pré-shampoo também é utilizado para outros procedimentos feitos antes da aplicação do shampoo, como o uso de esfoliante no couro cabeludo, por exemplo.