
Pontas ralas: o que fazer
Algumas dicas para acabar de vez com as pontas ralas e ter o cabelo cheio por inteiro. Pontas ralas nunca mais!
Para quem vê sempre o cabelo comprido, mas só tem fiapos nas pontas que deixam o visual muito feio.
- Compre uma tesoura adequada para cortar cabelo. Não use navalha ou tesouras para outros fins.
- Faça corte reto. O repicado é muito bonito, mas como grande parte do cabelo não tem o mesmo tamanho, as pontas acabam sempre com aparência de mais ralinhas.
- Faça pré-poo em todas as lavagens. Ele irá proteger as pontas do shampoo que leva ao ressecamento e consequentemente à quebra dos fios, especialmente nas pontas, que são a parte mais antiga e ressecada dos cabelos; logo, mais suscetíveis a quebrar.
- Aplique o shampoo no couro cabeludo e leve a espuma cuidadosamente para o comprimento e pontas. *A menos que você precise fazer uma limpeza mais intensa no comprimento e pontas.
- Siga o sentido das fibras sem esfregar.
- Pentear com cuidado, começando sempre pelas pontas e subindo até a raiz.
- Desembarace os fios na lavagem e evite ficar penteando o tempo todo.
- Faça umectação com frequência. Os cabelos secos são mais suscetíveis à quebra. Quando bem nutridos, os fios arrebentarão com menos frequência. Alguns óleos inclusive ajudam a fortalecer os fios.
- Use produtos específicos para problema. Existem linhas focadas no problema e inclusive soros capazes de engrossar os fios na hora da aplicação.
- Faça reconstruções regularmente para recuperar os danos das agressões químicas e mecânicas. As reconstruções devolvem as proteínas dos fios deixando-os mais fortalecidos e evitando assim a quebra. Mas atenção, reconstrução em excesso também deixa os cabelos rígidos e mais suscetíveis à quebra; por isso, não exagere.