Pode colocar a mão no pote de máscara sim

Pode colocar a mão no pote de máscara sim

21 21America/Sao_Paulo fevereiro 21America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

Colocar a mão no pote da sua máscara capilar não é um problema real, apesar da recomendação de muitos profissionais de beleza em usar-se uma espátula.

Colocar a mão no pote não contamina o produto se sua mão estiver limpa.
Colocar a mão no pote não contamina o produto se sua mão estiver limpa.

Muitas blogueiras e profissionais de beleza afirmam que não podemos colocar a mão no pote da nossa máscara capilar, pois isso acabaria contaminando o produto, pois nossas mãos possuem fungos e bactérias, o que acabaria oxidando a máscara e fazendo com que ela perdesse o efeito ou até mesmo estragasse mais rápido.

Com esta dúvida na cabeça, decidi enviar um e-mail diretamente para a L’Oréal Profissionnel (pois é a marca que mais costumo usar) indagando se eu de fato estaria contaminando as minhas máscaras visto que SEMPRE coloquei as mãos dentro do pote (apesar de eu ter uma espátula específica pra isso que fica jogada no box…).

A resposta que recebi da própria empresa é de que posso SIM colocar as mãos dentro do pote de máscara, desde que seja para uso próprio e de que as mãos estejam devidamente higienizadas.

A seguir o trecho o do e-mail recebido:

“Informamos que referente as máscaras da linha Série Expert, assim como outras máscaras e produtos da linha profissional, podem ser manuseadas sem espátulas caso seja para sua utilização própria, lembrando sempre de ter uma higienização das mãos antes de utiliza-las. Caso seja somente você que utilize o produto, não há problema em manuseá-la com suas próprias mãos, isso não altera sua eficácia. Geralmente indicamos o uso de espátula quando o produto é manuseado por mais pessoas, como em salões, testadores,lojas, para a segurança do produto e do consumidor”.

Isso para mim faz todo o sentido! Imagine se eu pegasse a minha espátula que fica jogada no box que está sempre molhado ou úmido e colocasse na máscara sem higieniza-la antes? Tenho certeza de que teria problemas! Pois não é só a mão que contém bactérias, não é? QUALQUER UTENSÍLIO PODE CONTER! Então não faz sentido atribuir a contaminação às mãos, e sim à falta de higiene na hora de manipular o produto. Como estou o tempo todo lavando as mãos com Protex (ainda uso álcool 70º depois, porque sou neurótica), a chance de eu contaminar uma máscara usando as minhas mãos é muito menor do que contaminar usando uma espátula que fica jogada no box.

E para constar aqui como prova real: nunca tive nenhum produto que perdesse a eficácia com o passar do tempo e nem mesmo que chegasse a estragar (e olha que alguns poucos passaram da validade já, e mesmo assim continuam funcionando bem, não mudaram consistência, cor ou cheiro). O máximo que acontece de algum produto “não funcionar” é eu não estar dentro do Cronograma Capilar e meu cabelo não estar precisando daqueles ativos no momento, nada a ver com oxidação, pois, voltando ao Cronograma, a eficácia do produto reaparece.

Outra questão é: se houvesse realmente a necessidade de uma espátula, por que não existe esta informação nas instruções de uso? Para mim é bem óbvio! Se algo fosse realmente comprometer a eficácia do produto, as marcas não tem porque deixar isso acontecer sem informar o usuário, pois no final das contas, todos achariam que a marca que é ruim e não que foi usado da maneira errada, sendo que todos as máscaras possuem instrução de uso.

No caso de cabeleireiros usarem a espátula, faz muito mais sentido, pois normalmente eles estão atendendo diferentes pessoas ao mesmo tempo e pegando em vários cabelos, com produtos diferentes… obviamente torna-se mais seguro nesses casos o uso da espátula e de colocar-se o produto já separado em uma cubeta. Mas, obviamente, a espátula deve estar higienizada. Não adiantaria nada usar uma espátula suja que já foi em vários produtos… este é o X da questão!