Para que seu antirrugas funcione

Para que seu antirrugas funcione

30 30America/Sao_Paulo junho 30America/Sao_Paulo 2019 0 Por Candice Lima

Quem nunca escutou a expressão “melhor prevenir do que remediar”? Ela é realmente o melhor conselho que pode-se dar a alguém. Vale para diversos setores da vida, mas especialmente quando falamos em saúde e cuidados antienvelhecimento.

A pele é o maior órgão do corpo humano; entretanto, muitas pessoas esquecem de sua importância e só começam a ter cuidados Skincare quando os sinais do desgaste do tempo aparecem (ou quando surgem problemas como espinhas, por exemplo).

Acontece que o efeito do tempo não regride, pelo menos não só com a ajuda de cremes de uso  tópico. Uma pessoa que já apresenta muitas rugas e flacidez, não ficará com aparência de “10 anos mais jovem” quando começar a usar algum antirrugas que prometa resultados milagrosos. Existem, entretanto, tratamentos estéticos que amenizam as rugas e flacidez, como botox, preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação e alguns outros que vão surgindo a cada dia.

Já existem os fios capazes de renovar o colágeno e o próprio uso de colágeno ingerido (Verisol, ou seja, peptídeos de colágeno) já demonstram ter efeitos positivos na pele, segundo especialistas. O uso de colágeno hidrolisado somente não atua especificamente na pele, ele pode ser “interpretado pelo organismo” como uma proteína que pode ser enviada para qualquer área que esteja precisando, como para aumento de massa muscular, ou agir nas articulações, por exemplo.

Apesar da evolução tecnológica na área, a prevenção continua sendo a melhor maneira de ter uma pele com aparência jovem por mais tempo. O maior causador de rugas, manchas e destruidor do colágeno da nossa pele é o sol e as radiações vindas de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, notebooks e televisão (pois eles aumentam a produção de radicais livres). Por isso, o uso de protetor solar diariamente é inquestionável para quem quer ter uma pele saudável, além de prevenir-se contra o câncer de pele.

O uso de produtos antirrugas é aconselhável a partir dos 25 anos de idade, pois é neste momento que os fibroblastos diminuem sua produção de proteínas e a pele começa a apresentar os pequenos e ainda sutis sinais do envelhecimento. Além dos produtos o consumo de água é muito importante, assim como uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas. As vitaminas C e E são são capazes de neutralizar os radicais livres e grandes aliadas na luta contra o envelhecimento.

pele jovem

As proteínas são as formadoras dos músculos e o próprio colágeno é um tipo de proteína formada por fibras numerosas caracterizando cerca de 30% das proteínas corporais. A função do colágeno é manter as células fortes e juntinhas e ele possui uma elasticidade elevada que contribui para que a pele tenha um aspecto jovem. O corpo perde cerca de 1% de colágeno ao ano, por isso, a prevenção torna-se tão importante. A elastina também é uma proteína, e é a responsável pela elasticidade e suavidade da pele.

Outros fatores que aceleram o envelhecimento da pele são o tabaco, álcool e estresse. Devemos evitar ao máximo todos esses agentes externos tão nocivos. Cada pessoa envelhecerá de acordo com as escolhas que faz e estilo de vida que leva. “Conforme Piazza (2011) o envelhecimento é esperado e ocorre desde o momento em que nascemos, mas só depois dos 30 anos de idade faz-se mais visível este desenvolvimento, pois é neste tempo que o organismo vai reduzindo a competência das células de realizar ou prover energia o bastante para o corpo, pois cada pessoa envelhecerá conforme o modo de vida que escolheu. O autor ressalva que nesta fase as células mais comuns do tecido conjuntivo que são os fibroblastos, cuja função é produzir colágeno e elastina, vão perdendo suas atividades e se tornam desorganizadas prejudicando a síntese destas proteínas. Quando o autor fala sobre idade e sinais do envelhecimento, ele mostra que o tempo modifica as ações do organismo, mas que depende da maneira a qual a pessoa vive”. 

O consumo elevado de açúcar é mais um fator responsável pelo envelhecimento precoce da pele, por isso manter uma dieta equilibrada é muito importante não só para a forma física, mas para um rosto jovem e pele suave. Os açúcares ingeridos em excesso se alojam nas células de colágeno e elastina. O açúcar em conjunção com a exposição aos radicais livres tornam a morte das células mais rápida.

pele enrugada

Dormir bem e praticar exercícios físicos de forma adequada também são muito importantes para a manutenção da saúde das células. Alguns suplementos também possuem ação antioxidante e ajudam a bloquear os radicais livres, como cobre, selênio e zinco. Com o passar dos anos as células perdem a capacidade antioxidante, por isso os suplementos passam a ser muito importantes.

Aliados a todos os cuidados já citados, entram os cremes e séruns antirrugas, e as massagens e ginástica facial. Os cremes ou séruns devem ser aplicados dentro de uma rotina correta de Skincare (diurna e noturna). A rotina deve começar com limpeza (com sabonete específico para o tipo de pele), uso de tônicos, cremes ou séruns antirrugas, depois hidratante e filtro solar (para o dia). Sim! São muitos cuidados. Mas só este processo integrado é capaz de reduzir significativamente o desgaste de colágeno e elastina da sua pele.

É realmente um processo. Não existe fórmula mágica e revolucionária. Existem ótimos produtos e tratamentos no mercado, mas devem estar alinhados com um estilo de vida saudável e hábitos diários de cuidados com a pele. 

 

 

 

 

Anúncios