Maquiagem para pele madura (acima dos 30 anos)

Maquiagem para pele madura (acima dos 30 anos)

5 05America/Sao_Paulo maio 05America/Sao_Paulo 2021 0 Por Candice Lima

Dicas de maquiagem para a pele mais madura. As técnicas precisam ser adequadas para a nossa pele.

maquiagem para pele madura

Se você já passou dos 30 anos e percebe que toda vez que tenta reproduzir as maquiagens ensinadas pelas famosas e blogueiras fica com um aspecto bem pior, está na hora de adequar a sua maquiagem ao seu novo tipo de pele e acredite, o resultado será arrasador!

Existem muitas técnicas que são ótimas para as meninas mais novinhas, mas que acabam envelhecendo quem já tem mais idade. Você pode reparar que hoje existem meninas de 14, 15 anos (até de 11 anos já vi) que dominam a arte de maquiar e são capazes de criar looks fantásticos. Mas você pode reparar também que muitas dessas meninas muito jovens acabam com certo “ar de mulher” que de fato ainda não são em termos biológicos e isso não é a toa. Costumam ser maquiagens que compõem looks mais pesados para criar a ilusão de “mulher fatal” e dar um certo disfarce em aspecto ainda quase infantis. Este é um dos grandes motivos de uma mulher mais madura não conseguir reproduzir essas maquiagens: elas de fato envelhecem! Se dão um ar de mais idade para as menininhas, também dão para quem já não é mais menininha. Mas vamos às dicas:

Use bases mais leves

É comum  pensarmos que a mulher madura deve usar bases mais pesadas por ter mais coisas a esconder, mas isso é um grande erro! A pele mais madura possui uma consistência diferente da pele jovem, com linhas mais marcadas e poros mais dilatados. As bases mais pesadas geralmente ajudam a marcar ainda mais essas características, acumulando bastante e criando vindo e até crateras algumas vezes. Se você gosta de bases do tipo ´reboco’ e já passou dos 30 anos, está na hora de repensar a sua maquiagem. A base reboco é ideal para meninas jovens que possuem problemas com acnes e manchas, mas não costumam funcionar muito bem em peles mais maduras. BB Creams também podem ser uma ótima pedida para as peles maduras, por possuírem mais fluidez enquanto ajudam a disfarçar alguns defeitinhos.

Aposente as suas bases matte

O Brasil é um  país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. E junto com todo esse tropicalismo, vemos grande parte da população com a pele mais oleosa, que é de fato o tipo de pele mais comum por aqui. Sendo a rainha da oleosidade, sempre amei as bases matte e SÓ AMAVA bases matte; entretanto, quando a nossa pele vai ficando mais madura, a tendência é que ela vá ficando mais seca (mesmo que ainda  apareçam espinhas e cravinhos). Então, acontece o mesmo problema citado anteriormente, a base matte começa a marcar as imperfeições ao invés de disfarçar. Você pode  acabar descobrindo crateras que nem sabia que existiam em sua pele! Claro que existe bases matte que não deixam a pele tão seca, mas nesses casos você precisa já conhecer antes de comprar pata não jogar o seu dinheiro no lixo. As peles mais jovens costumam ter um glow natural que vamos perdendo com o tempo, por isso as bases que dão um glow sempre possuem efeito mais bonito na pele mais madura.

Hidrate bastante o rosto antes da maquiagem

Ainda pensando em efeito de base: a pele precisa estar bem hidratada para recebê-la, pelos mesmos problemas já citados! Ela é mais seca do que costumava ser, tem chance de ser desidratada, o que fará com que a base marque MUITO as linhas e poros dilatados. Base em pele seca só serve para enfeiar uma pessoa.

Contorno oval

Praticamente todos os vídeos de maquiagem mostram o contorno sendo feito em uma linha reta e bem marcada. Isso costuma ser desastroso para uma pele mais madura. O contorno deve ser feito em forma oval, seguindo o contorno do próprio osso. A naturalidade também é importante, por isso é ideal que seja usada uma pequena quantidade de produto para não marcar demais (especialmente quando feito da forma errada, como geralmente vemos).

Troque o delineador

Se você ama um delineado, deve repensar uma forma de deixar seus olhos mais marcados sem acentuar a queda. A pele mais madura muitas vezes já apresenta certa flacidez e ao marcar com um delineador essa queda ficará extremamente acentuada. O ideal para um olho bonito e marcante em uma mulher madura é usar sombra no côncavo para marcar. A sombra marrom  costuma ser ideal e deve ser esfumada e gentilmente levada da parte externa para a parte mais interna.  Caso goste de maquiagens mais elaboradas, pode fazer mais um  degradê. Mas particularmente, acho que maquiagem leve é o que torna a mulher mais bonita e elegante.

Evite lápis escuro na linha d’água

Basicamente é a primeira maquiagem que aprendemos na vida, o lápis escuro na linha d’água torna a maquiagem muito pesada, o que já não combina mais com uma pele madura. Quando usado, deve ser de forma cautelosa e somente no canto externo e pálpebras. O olho completamente preto traz muito peso e um ar mais ‘dark’ ou ‘gótico’ que não combina com nenhuma pele madura.

Tenha o corretivo certo

As olheiras devem ser igualdas muitas vezes com um corretivo colorido.

Amarelo: tons roxos (hematomas)

Lilás: anula o tom amarelado emanchas amarronzadas

Verde: anula o tom avermelhado (acnes, vasos, alergias, rosácea)

Coral: anula as olheiras azuladas e profundas

O corretivo também deve ser leve e a a região extremamente bem hidratada. Você pode usar um pó bem fino para selar no final.

maquiagem em pele madura

Sorria para o blush

Para não correr o risco de aplicar o blush no lugar errado (e sim, isso é muito comum), dê um belo sorriso para delimitar bem as maçãs do seu rosto que são o espaço que deve receber o produto. Escolha tons equilibrados com o seu tom de pele e nunca exagere, senão irão achar que você andou apanhando por aí. Na maquiagem, menos é mais quase sempre.

Remova o resto de base que ficou nos lábios

Para que a próxima dica funcione bem é necessário que você remova os resíduos de base que ficaram nos lábios para que tenha uma visibilidade total do seu contorno labial e possa trabalhar nele sem deixar seus lábios tortos e assimétricos.

Use lápis de contorno labial

Outra característica da pele mais madura é a gradual perda do colágeno. Com isso, não é só a pele que muda e também os lábios que ficam mais finos e menos definidos. Para disfarçar o ideal é que você refaça esse contorno perdido deixando os seus lábios com um aspecto mais definidos (mas sem exagero, não é para tentar virar a Angelina Jolie). Você também pode aplicar o seu batom preferido com um pincel marcando bem o contorno.

Contorno labial em pele madura

Aposte no iluminador

Para finalizar, não tenha medo de iluminar os pontos do seu rosto que pretende destacar. Os iluminadores ajudarão a reproduzir aquele glow perdido e deixarão a maquiagem mais bonita. Invista em iluminadores mais naturais, com pequenas partículas de brilho que brilham discretamente trazendo um aspecto de saúde.