Esfoliação corporal com óleo – benefícios

Esfoliação corporal com óleo – benefícios

30 30America/Sao_Paulo dezembro 30America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

A esfoliação ajuda a remover as células mortas e ajuda a pele a absorver melhor a umidade e as vitaminas dos óleos.

Benefícios da esfoliação corporal com óleo

A esfoliação corporal também irá deixar a sua pele mais limpa e macia, com um tom mais uniforme. Ela estimula a circulação sanguínea sendo benéfica para melhorar o aspecto das celulites nas regiões como pernas e glúteos.

Quando feita com o óleo, ela irá otimizar os resultados dos benefícios dos óleos; deixando a pele mais hidratada, nutrida e radiante.

Você pode unir os benefícios da esfoliação e dos óleos à uma massagem modeladora. Feitas em conjunto, o resultado será potencializado, pois a esfoliação fará com que o óleo penetre melhor na pele, podendo ser feita também com cremes corporais redutoras de medidas e celulites. Os movimentos devem ser circulares e sem machucar ou arranhar a pele. A força dependerá da sua própria sensibilidade. Se feita com muita força, ela poderá ferir a pele e facilitar a entrada de microrganismos.

Apesar de todos os benefícios, a esfoliação corporal em si não deve ser feita de forma excessiva (uma vez por semana é o ideal); embora usar óleos corporais e fazer massagens (sem esfoliar) possam ser feitos diariamente. A esfoliação em excesso pode acabar irritando a pele.

A esfoliação com óleo deixa a pele macia e acetinada

A esfoliação com óleo deixa a pele macia e acetinada

Benefícios da esfoliação com óleo

Entre os benefícios da esfoliação com óleo estão: pele mais limpa e sem acúmulo de impurezas e células mortas; pele com aspecto saudável, com viço (toque acetinado) e tom mais natural e uniforme; sensação de relaxamento; estimula a circulação sanguínea, ajudando a diminuir problemas como celulite (quando feita junto com massagem); ajuda a absorver melhor a umidade, mantendo a pele mais bem hidratada; a pele absorve melhor o óleo/creme e com isso todos os seus benefícios são otimizados; ajuda a eliminar a foliculite, entre outros problemas de pele; prepara a pele para a depilação, tornando-a mais fácil; prepara a pele para a exposição solar com menos chances de manchas; caso use óleo rico em vitamina E (como o de amêndoas doces), a pele ficará mais protegida do sol, pelo seu alto poder antioxidante; ajuda a prevenir contra as estrias; melhora a elasticidade da pele.

A esfoliação corporal com óleo iguala o tom da pele

A esfoliação corporal com óleo iguala o tom da pele

Óleos para a esfoliação corporal

Alguns óleos indicados para a esfoliação corporal são o óleo de amêndoas e o óleo de coco. O óleo de amêndoas doces é altamente hidratante, emoliente e umectante. Ele deixa um toque extremamente macio na pele, nutre intensamente, impede que a umidade da pele evapore e ajuda a proteger a pele da radiação solar. Esse óleo é facilmente absorvido, entretanto, quem tem a pele oleosa deve evitar a região do peito e costas (e rosto também, obviamente). Seu alto teor de vitamina E, além de prevenir dos danos solares, tem uma ação anti-inflamatória que acalma a pele quando irritada (entretanto, pele irritada não deve ser esfoliada; se for o seu caso, apenas aplique o óleo).

O óleo de coco é umectante e hidratante. Ele ajuda a reter a hidratação da pele, além de possuir propriedades antifúngicas e antibacterianas. Este óleo também é rico em vitamina E e por isso, também protegerá a pele dos danos solares e também pode acalmar a pele irritada. Ele é mais comedogênico do que o óleo de amêndoas, por isso, quem tem a pele oleosa não deve passar na região das costas e peito.

Dê sempre preferência para usar óleos em sua forma pura (extra virgem). São esses que entregam os verdadeiros benefícios citados e não trazem riscos de irritação.

Você pode também utilizar mais de uma  óleos para obter os benefícios que desejar. O importante é que os óleos utilizados sejam em sua forma pura.