Devo usar máscara ou condicionador?

Devo usar máscara ou condicionador?

2 02America/Sao_Paulo abril 02America/Sao_Paulo 2017 3 Por Candice Lima

Qual é a melhor opção para ter cabelos bonitos e bem cuidados? A resposta é: depende.

Olá, bonequinhas!

Hoje o post é sobre uma dúvida que fica na cabeça de muita gente: quando o condicionador pode ser substituído pela máscara? O que vale mais a pena?

condicionador ou mascara

Se você já leu posts ou assistiu vídeos meus sobre cabelos, já deve ter reparado que eu QUASE SEMPRE opto pela máscara e deixo o condicionador de lado. Mas confesso que preciso ter alguma opção de condicionador em mãos para casos específicos.

O nosso cabelo possui pH entre 4,5 e 5,5 e as máscaras que deixam nosso cabelo soltinho na hora da lavagem são aquelas com pH menor do que 4,0. Algumas máscaras mostram esta informação na embalagem, mas muitas não mostram, o que quer dizer é que você normalmente vai descobrir é testando mesmo.

Por que comecei a usar a máscara no lugar do condicionador? Esta história começou anos atrás, quando li em algum site na Internet que as europeias não usam condicionador, somente máscara (e eu já tinha pensado sobre isso, pois notava que quase sempre que usava máscara meu cabelo ficava bem mais bonito). Na época eu ainda não conhecia o Cronograma Capilar e as máscaras só funcionavam durante um tempo. Eu sabia que tinha que ir trocando, mas ainda não sabia o porquê. Hoje não me recordo onde li sobre as europeias, mas pesquisando sobre o assunto, achei esta matéria da F5, em que o Marco Antônio de Biaggi fala sobre isso: “O condicionador tradicional desapareceu das prateleiras europeias. Agora o que se usa é uma máscara poderosa e o ‘leave in’ para finalizar”.

condicionador ou mascara

O condicionador tem a função de fechar as cutículas dos fios e dar mais maleabilidade ao cabelo. Entretanto, ele não penetra nos cabelos como as máscaras, que realmente tratam os fios. Por isso os efeitos das máscaras são bem mais visíveis. Só que se você usar máscaras com o pH mais alto, provavelmente seu cabelo não ficará tão soltinho e você necessitará de um condicionador para conseguir desembaçar e pentear seu cabelo com mais facilidade.

Eu realmente só uso condicionador quando o cabelo não está soltinho depois da máscara (e condicionador vem sempre depois da máscara), ou em raríssimas ocasiões que não estou com a máscara certa do Cronograma, prefiro também usar o condicionador pois não penetra tanto e não irá sobrecarregar os fios com ativos repetidos e/ou que não estou necessitando no momento.

Tenho a raiz super oleosa, pontas ressecadas e cabelos ondulados e lavo os cabelos todos os dias (sim, se não lavar a raiz fica nojenta, for que eu vou pra academia e fico super suada; então, não lavar não é uma opção). Pouquíssimas máscaras pesaram meu cabelo (mesmo usando máscara todo santo dia) e sempre consigo o resultado de cabelo de salão que eu tanto gosto. Não sinto tanta necessidade de um leave in para finalizar (como as europeias), mas tenho algumas opções aqui, para diminuir o frizz quando alguma máscara não teve esse efeito.

Estou deixando as opções com os melhores preços em lojas confiáveis onde eu compro os meus produtos:

Condicionador Absolut Repair Cortex Lipidium 1,5L 

Máscara Absolut Repair Lipidium 500g