Couro cabeludo dolorido – é normal?

Couro cabeludo dolorido – é normal?

30 30America/Sao_Paulo dezembro 30America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

Algumas pessoas se queixam de dor no couro cabeludo e existem diferentes causas para o problema. Couro cabeludo dolorido tem solução?

Couro cabeludo dolorido

A dor no couro cabeludo é sempre ocasionada por algum  tipo de agressão no local. Pode ser um penteado muito apertado; o uso de capacetes, bonés, elásticos ou presilhas puxando os fios. Mas a dor no couro cabeludo pode também ser ocasionada por procedimentos químicos, excesso de exposição solar ou água quente demais ou fria demais; proliferação de fungos e bactérias e até mesmo excesso de oleosidade.

O excesso de oleosidade pode ocasionar a caspa, que causa coceira e consequentemente o couro cabeludo acaba mais sensível e às vezes até ferido e com isso tudo, dolorido. O excesso de sebo no couro cabeludo também poderá ajudar na proliferação de fungos e bactérias, que causam placas, coceiras e feridas; também deixando a região bem dolorida. Nesses casos, há necessidade de ajuda de um médico dermatologista para resolver o problema.

Outro grande causador de problemas no couro cabeludo é o procedimento químico feito de maneira inadequada. Algumas substâncias são bem agressivas e quando entram em contato com o couro cabeludo podem inclusive causar queimaduras, deixando a região sensível, dolorida e também levando à queda de cabelo.

Couro cabeludo dolorido

 

Quando vamos nos expor ao sol, é ideal usarmos bonés ou chapéus para proteger o couro cabeludo. Pessoas com fios mais finos e sem volume podem acabar queimando muito o couro cabeludo, já que não aplicamos protetor solar na região e ela acaba ficando muito exposta. Essas queimaduras podem ser muito dolorosas, por isso, todo cuidado é pouco.

Prender os fios com muita força, pode não só arrebentá-los, como deixar o couro cabeludo bem dolorido. Quando prender os fios, dê preferência para penteados mais frouxos. Puxar demais o cabelo pode até levar à queda.

Se você sofre com um couro cabeludo dolorido, procure descobrir a causa, pois não é uma situação normal  e deve ser tratada. Alguns produtos com ativos calmantes poderão ajudar a aliviar, mas somente eliminar o hábito que está causando a dor no couro cabeludo irá resolver realmente o problema.