Como amenizar o efeito da água calcária na pele e cabelos

Como amenizar o efeito da água calcária na pele e cabelos

12 12America/Sao_Paulo março 12America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

A água calcária ou água dura provoca o ressecamento e desidratação da pele e dos cabelos, sendo necessários alguns cuidados especiais para recuperá-los.

A água calcária é própria para ingestão mas traz prejuízos para pele e cabelos
A água calcária é própria para ingestão mas traz prejuízos para pele e cabelos

A água calcária está presente em alguns países da Europa, especialmente Alemanha, Suíça e Suécia; mas ela também existe em algumas regiões aqui do Brasil, como por exemplo em algumas cidades no norte de Minas Gerais.

Mesmo a água dura sendo potável e super indicada para o consumo (pois a água alcalina é mais saudável para ingerirmos); nossos cabelos e peles não reagem bem a esse pH tão alto (pela quantidade de bicarbonatos, magnésio e cálcio ou hidróxidos), e necessitam que tomemos algumas atitudes para reequilibra-los.

A acidez natural do cabelo e da pele é que evitam o crescimento de fungos e bactérias além de manterem as cutículas dos fios seladas, que é fundamental para a saúde do cabelo. O excesso de acidez também pode fechar demais as cutículas e não permitir que novos ativos de tratamento penetrem nos fios. O ideal é sempre deixarmos o pH equilibrado: o do cabelo fica entre 4,5 e 5,5 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. O da pele fica entre 4,7 e 5,75.

Os cuidados com a pele devem ser intensificados em locais com água dura
Os cuidados com a pele devem ser intensificados em locais com água dura

Equilibrando o pH da pele

Obviamente o uso de hidratante, tanto corporal quanto facial é indispensável, pois se já são importantes para quem vive em locais sem água calcária, são ainda muito mais para quem está em contato com a água dura todos os dias.

  • Usar óleo corporal durante o banho. Eu particularmente gosto bastante do óleo de amêndoas doces, que deixa a pele com uma maciez incrível. Você pode fazer uma massagem corporal durante o banho, ou mesmo após, com o corpo ainda molhado. Não se preocupe, pois excesso de óleo acaba saindo na toalha e a pele acabava ficando macia, hidratada e com um toque sedoso. Dê preferência aos óleos vegetais puros.
  • Para a pele do rosto, você pode utilizar o soro fisiológico após o banho ou as lavagens do rosto. ele possui um pH muito próximo da nossa pele. Após retirar a água calcária com o soro fisiológico, você pode aplicar o hidratante facial de sua preferência, de acordo com o seu tipo de pele.
  • Você pode também utilizar uma água mineral para restirar o resquício da água calcária da pele; entretanto, deve estar atenta ao pH da água mineral que utilizar, pois muitas também possuem o pH alcalino, que como eu citei, são mais ideais para o consumo.
Intensifique o uso de hidratantes corporais
Intensifique o uso de hidratantes corporais

Equilibrando o pH do cabelo

  • Após lavar o cabelo normalmente, enxague os fios com uma mistura de vinagre de maçã diluído na água (25ml de vinagre para 100 ml de água). É importante que o vinagre esteja diluído, pois como citei anteriormente, acidez em excesso também prejudica os fios. Essa misturinha ajudará a equilibrar o pH dos fios e do couro cabeludo, evitando fungos e fechando as cutículas dos fios. É importante também que esta mistura seja utilizada no último enxague, especialmente depois que o cabelo já foi limpo, tratado e condicionado. Não adianta fechar as cutículas com a misturinha e depois jogar água calcária alcalina pura novamente.
  • Usar água mineral no último enxague. Vale a mesma dica que foi dada para a pele: é importante que o pH da água utilizada não seja muito alto, ou, se for, recorrer também ao vinagre de maçã na água mineral.
  • Intensificar o uso de máscaras e ampolas de tratamento. Não é à toa que muitas europeias já substituíram o uso do condicionador pela máscara seguida do leave-in. Se você vive em um lugar com água calcária, a necessidade de fazer tratamentos nos fios aumenta. Eu sempre indico o Cronograma Capilar e acho que é sempre uma ótima alternativa para melhorar a saúde dos cabelos. Vale também escolher produtos que também tenham um pH mais baixo. Como muitas marcas não indicam esta informação na embalagem, pode ser interessante adquirir um medidor de pH.

Existe mais uma alternativa super eficaz para tornar a água calcária em uma água mais saudável para nossos cabelos e nossa pele: instalar um filtro anti-calcário no chuveiro e/ou torneiras, que obviamente custa mais caro, mas pode valer o investimento.

Anúncios