As fases da Lua influenciam na hora de cortar o cabelo?

As fases da Lua influenciam na hora de cortar o cabelo?

27 27America/Sao_Paulo agosto 27America/Sao_Paulo 2021 1 Por Candice Lima

Muitas pessoas acreditam que as fases da Lua influenciam na hora de cortar o cabelo podendo determinar se o cabelo e ficará forte. Mito ou verdade?

Cada fase da lua influenciaria de forma diferente o cabelo

Cada fase da lua influenciaria de forma diferente o cabelo

Muita gente leva a sério a lua na hora de cortar os fios, pois para essas pessoas ela será determinante para ter um cabelo mais bonito ou não.

A lua ter 4 fases principais: nova, crescente, cheia e minguante. Cortar durante a lua nova para algumas pessoas significaria ficar com os fios renovados e fortalecidos. É o momento de quem tem fios ralos mudar o jogo.  Cortar durante a lua crescente significaria crescimento mais acelerado dos fios, ideal para quem quer entrar no projeto Rapunzel. Cortar durante a lua cheia, significaria fios mais volumosos e brilhantes, ideal para quem possui cabelos ralos. Já cortar durante a lua minguante significaria menos volume para o cabelo, ideal para quem tem cabelo muito cheio, que arma com facilidade e fica difícil de controlar.

Por que a lua influenciaria no cabelo?

Quem defende esta teoria afirma que a influência ocorre sobre a água e sendo nosso corpo composto por 60% de água, sofreria uma forte influência, assim como as marés.

Mas apesar de em princípio parecer um bom argumento, existem dois pontos questionáveis (além do fato de não haver nenhuma comprovação científica sobre isso):

  1. o cabelo é composto 85% por queratina, 12% água e 3% lipídios
  2. apesar de a raiz ser viva, comprimento e pontas são tecido morto, o que significa que nada interferem na raiz

Nenhum dermatologista aceita esta teoria de influência da lua sobre os fios, pois nunca encontraram respaldo científico para isso; portanto, na visão médica, isso é apensa um mito. Aliás, nada o que ocorre na parte morta dos fios é capaz de influenciar no bulbo capilar (parte viva) e é por isso que conseguimos cortar, passar ferramenta térmica extremamente quente e usar várias químicas sem sentir dor alguma.

O corte na parte morta do cabelo não influencia no bulbo capilar

O corte na parte morta do cabelo não influencia no bulbo capilar

Mas imaginemos que o cabelo fosse todo vivo, ainda assim, a quantidade de água presente nele não é tão grande assim para influenciar a ponto de deixar os fios mais ou menos cheios, crescendo mais ou menos devagar.

Ainda assim, se você se sente mais confortável de cortar em determinada lua, pois acha que dá um bom resultado, não há problema algum em continuar cortando. O importante é saber que se tiver com queda de cabelo e crescimento lento, deve procurar um médico para identificar a causa e não tentar culpar o corte de cabelo feito na lua errada.

Um fato interessante é que apesar de a lua aparentemente não influenciar nos fios, as estações do ano comprovadamente influenciam. O cabelo tende a cair mais no inverno e a crescer mais no verão. Mas isso é facilmente justificado, pois no inverno o ressecamento do couro cabeludo aumenta (motivo 1), as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e longos (motivo 2) e não costumam pegar sol (motivo 3). O sol é fundamental para sintetizar a vitamina D, hormônio necessário para a saúde dos fios. Quando não está em quantidade suficiente no organismo ou não é sintetizado, leva à queda de cabelo.