Alimentos fundamentais para a saúde dos cabelos

Alimentos fundamentais para a saúde dos cabelos

12 12America/Sao_Paulo dezembro 12America/Sao_Paulo 2020 0 Por Candice Lima

A saúde dos nossos cabelos começa pela boa alimentação. Alguns alimentos não podem faltar, ou devem ser suplementados.

Alimentos que ajudam na saúde e crescimento do cabelo

Alimentos que ajudam na saúde e crescimento do cabelo

Alimentos para fortalecer o cabelo

  1. Biotina: Essa vitamina tem um papel fundamental no metabolismo das proteínas e sua deficiência causa queda de cabelo. Ela pode ser encontrada na gema do ovo, couve, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, alface, tomate, cenoura, cogumelos, cebola, amêndoa, noz, levedo de cerveja, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado bovino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, arroz integral, grãos integrais.
  2. Vitamina A: Quando ingerida acelera o crescimento dos fios (embora não tenha o mesmo efeito quando aplicada diretamente no cabelo). Sua deficiência está ligada à queda de cabelo e calvície; porém, seu excesso também pode prejudicar o crescimento capilar. Alimentos ricos em vitamina A: fígado, gema do ovo, óleos de peixes, cenoura, espinafre, manga, mamão etc.
  3. Vitamina C: Ela possui um papel fundamental na síntese do colágeno, que é uma proteína responsável pela composição de pele, ossos e cabelos. Além disso, combate os radicais livres e impede o estresse oxidativo, que impacta na saúde e crescimento dos fios. Alimentos ricos em vitamina C:  acerola, laranja, limão, morango, kiwi, goiaba, caju.
  4. Vitamina D: Ajuda no crescimento dos queratinócitos do folículo piloso, parte da derme onde o cabelo se desenvolve. Sua deficiência também leva à queda de cabelo. Alimentos ricos em vitamina D: carnes, peixes, frutos do mar, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. A exposição solar também é importante.
  5. Vitamina E: Também ajuda a combater o estresse oxidativo que acelera o envelhecimento e sua suplementação é comprovadamente capaz de ajudar no crescimento capilar. Alimentos ricos em vitamina E: pistache, amêndoas, castanha do pará, amendoim, avelã.
  6. Ferro: É um mineral fundamental na formação dos glóbulos vermelhos e nutrição dos folículos capilares. Alimentos ricos em ferro: Mariscos, cereais, ostras, peixe, ervilha fresca, sementes de abóbora, feijão branco, chocolate amargo, lentilha, espinafre, beterraba.
  7. Proteínas: Fornecem os aminoácidos necessários para a formação de queratina e de colágeno, os quais fazem parte da estrutura do cabelo, dando elasticidade, brilho e protegendo de substâncias agressoras, como os raios UV do sol e a poluição. Alimentos ricos em proteínas: carnes, peixes, ovos, leite, queijos, iogurte e gelatina sem açúcar.
  8. Zinco:  Favorece a reparação do cabelo e fortalece as suas fibras, além de participar na formação do sebo do couro cabeludo, aumentando seu brilho e suavidade. Alimentos ricos em zinco: ostras, sementes de abóbora, frango e amêndoas.
  9. Selênio: importante para a síntese de mais de 35 proteínas e sua deficiência está associada à queda de cabelo e perda de pigmentação dos fios. Alimentos ricos em selênio: queijos, arroz e feijão.

Alimentos que prejudicam a saúde capilar

Açúcar, carboidrato refinado, álcool. Eles aumentam o nível de insulina no sangue desequilibrando alguns hormônios que poderão levar à queda de cabelo. O consumo de gorduras saturadas e de gorduras trans gera radicais livres e torna nossos cabelos mais vulneráveis aos radicais livres.